sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dúvida e Sabedoria...

Dúvida sf. 1. Incerteza sobre a realidade dum fato ou verdade duma asserção. 2. Descrença.

Há alguém que seja movido a certezas? Certamente não. Somos movidos por dúvidas. São elas os nossos impulsos, trampolins que nos impulsionam à determinação. E, por mais inusitado que pareça, são muitos os tipos de dúvidas. Eu acredito! Dúvidas simples, dúvidas desorganizadas. Mas há também aquelas bem elaboradas, que te deixam de ponta cabeça por muitas semanas...
...e as dúvidas sentimentais?! Ah, essas são crueis, maltratam, machucam. Dúvida profissional, dúvidas, dúvidas, dúvidas.
Alguns empacam, não saem delas, perdem tempo tentando encontrar a solução para algo que, por si próprio, já o é. E o é pelo simples fato de, por detrás dela, haver uma peça fundamental: a sabedoria.

Sabedoria sf. 1. Grande conhecimento; saber, erudição. 2. Qualidade de sábio. 3. Prudência, sensatez.    

Só a sabedoria é capaz de positivar as dúvidas, de responder aos nossos questionamentos mais distintos e nos fazer escolher sobre o que pensar, o que sentir, o que achar ou fazer. Somente ela nos fará distinguir sobre uma coisa e outra, isso ou aquilo.
Talvez a dúvida e a sabedoria funcionem como em uma relação de dependência. Talvez, não. Certeza. Felizes são os homens que, com dúvidas, prezam pelo uso da sabedoria! Mas infelizes são os que, ao contrário, procuram responder tudo à sua bela maneira, pois a chance de errar o caminho parace ser bem maior assim...

Viva a dúvida! Muito mais a Sabedoria!